A cidade de Bissau é localmente administrada por uma câmara municipal, com o apoio do Ministro da Administração Territorial. Através de seus diversos órgãos (consultivos, deliberativo, de concepção, apoio e coordenação e operativos), a câmara administra a área dentro da jurisdição da cidade e do sector autónomo. Actualmente, o presidente da câmara ao qual estão diretamente subordinados o seu gabinete, o conselho directivo, a Polícia do Sector Autónomo de Bissau e outros dois gabinetes. O vice-presidente ao qual se submetem o conselho técnico e três direcções. E há, ainda, uma secretária geral, responsável diretamente por outras três direcções. O governo da Guiné-Bissau também localiza-se em Bissau, já que esta é a capital do país.Na cidade, há a sede da presidência da República, do primeiro-ministro e os outros ministérios e da Assembleia Nacional Popular.

Relações exteriores

Através de acordos feitos pela Câmara Municipal, Bissau é cidade-irmã das seguintes cidades:

Águeda, Portugal
Lisboa, Portugal
Moura, Portugal
Praia, Cabo Verde
Taipei, Taiwan

Além disso, a cidade de Bissau participa da União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA), que une capitais de vários países de língua portuguesa, e prepara mais acordos com cidades do Brasil, Angola, Gâmbia, França e Senegal. Por ser a capital da Guiné-Bissau, em Bissau encontram-se as embaixadas de diversos países que mantém relações diplomáticas com o país. São elas: África do Sul, Angola, Brasil, China,Cuba,Espanha, França, Gâmbia, Guiné-Conacri, Líbia, Nigéria, Estado da Palestina, Portugal, Rússia e Senegal. Existe ainda o escritório permanente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, as missões da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, uma delegação da União Européia, um escritório consular da Alemanha e um escritório de ligação dos Estados Unidos. Anteriormente residente, a embaixada dos Estados Unidos, no entanto, suspendeu suas atividades em 14 de junho de 1998. A partir de então, o embaixador dos Estados Unidos na Guiné-Bissau passou a residir em Dacar, no Senegal.



O Sistema Político da Guiné-Bissau ocorre em um contexto multi-partidário de uma república semi-presidencial em uma democracia representativa em transição, por meio do qual o presidente é chefe de estado e o primeiro-ministro é chefe de governo . O poder executivo é exercido pelo governo, enquanto o poder legislativo é investido tanto pelo governo quanto pela Assembleia Nacional Popular. O Poder Judiciário é independente do executivo e legislativo. Desde 1994, o sistema partidário é dominado pelos socialistas do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde e do Partido para Renovação Social. Apesar do quadro democrático e constitucional, os militares têm exercido parcela substancial do poder e interferiram várias vezes na liderança civil desde que eleições multipartidárias foram instituídas em 1994. Somente um presidente atuou um período de 5 anos completo, José Mário Vaz