O termo Bissau viria do nome Itchassu (depois N'nssassu e Bôssassum), que significa "bravo como a onça", possivelmente numa referência ao perfil guerreiro dos habitantes da ilha de Bissau, mimetizando o leopardo-africano, um grande felino predador, conhecido no país como "onça-africana". Com o passar do tempo e por fim "Bissau".

Bôssassum passou a ser escrito como Bissão (ou "São José de Bissão"), Bissao Bôssassu (ou Itchassu) foi o nome dado ao sobrinho do rei Mecau — primeiro soberano
da ilha de Bissau —, filho da sua irmã Pungenhum.

A Ilha de Bissau é uma ilha estuarina da Guiné-Bissau, a mais densamente povoada das

muitas ilhas do país, dado que abriga a maior parte da população da Região Metropolitana de Bissau (exceto Nhacra), além do sector de Quinhamel, portando sendo a totalidade da região de Biombo e do Sector Autónomo de Bissau. Geograficamente é parte do arquipélago de Bissau(ou de Mansoa). Seus limites aquáticos formadores são o canal do Impernal (leste), rio Mansoa (norte e oeste) e estuário do Geba (sul). A ilha também é o nascedouro de muitos cursos d'água importantes como os rios Bijemita, Cana, Ondoto, Pefiné, Petu e o Safim, além de inúmeros outros pequenos rios.

Bôssassu formouo clã principal dos povos papéis são uma

etnia originária da Guiné-Bissau. Representam actualmente 7% do total da população guineense Os membros deste grupo falam a língua papel. e do Reino de Bissau, o principal dos Estados pré-coloniais da ilha de Bissau. Os bôssassum eram os reis e fidalgos (djagras) do Reino de Bissau. os papéis foram os primeiros habitantes de ilha de Bissau. A hipótese mais aceita, segundo o autor basseia-se na tradição oral e faz perceber os papéis, habitantes de Bissau, aos biafadas. Segundo esta tradição, Mecau, filho de um rei de Quinira, andando á caça, chegou á ilha de Bissau. Gostou muito do lugar e resolveu aí instalar-se. Trouxe, depois as suas seis esposas e também a sua irmã mais velha, ja casada. A irmã garantia-lhe a sucessão, de acordo com o costume matriacal, segundo o qual é o sobrinho, filho da irmã mais velha e não o filho do rei, quem sucede ao trono. Mecau seria, pois, o primeiro rei de Bissau.