Edifício da Agência do Banco Central dos Estados da África Ocidental em Bissau, em 2007.

Motor económico da nação, Bissau é um ponto de forte atração, pois nela se concentram a grande maioria das

actividades económicas e se agrupam as infraestruturas de tipo agrícola-extrativista, industrial, comercial, de serviços e de logística.

Entre os três grandes setores, seu sustentáculo está no terciário, que conglomera comércio, serviços e logística.

Agropecuária e extrativismo

Bissau já não tem forte ligação com a produção agrícola e de pecuária como teve no passado, até antes da independência da nação, visto que pelo planejamento do ainda recém-fundado Estado guinéu-bissauense, a cidade deveria ser o ponto de distribuição de bens e produtos para o resto do país e exterior, servindo como o centro dos Armazéns do Povo. Característica essa tornou fatal o processo de êxodo rural, eliminando o bolsão agrícola que anteriormente cercava as imediações da capital. Subsistiu do sector primário a actividade pesqueira (artesanal e mecanizada) e marisqueira, que ainda tornam a cidade o maior centro dessas atividades no país, abastecendo os bissauenses, as demais cidades da nação e até regiões de Guiné e Senegal. A Guiné-Bissau é um país da costa ocidental da África, com aproximadamente 1.500.000 de habitantes, rica em biodiversidade da fauna e flora, com uma pluviosidade média anual do ano 2015 de 2.002,5 mm, com duas estações respectivamente, chuvosa e seca e solo fértil podem ser encontrados em todo país, com um crescimento constante na agricultura familiar desde os finais dos anos 90.

Indústria

O maior sector empregador em Bissau é, sem dúvidas, o comercial, dado que a cidade é o centro de importação e exportação da nação, centrado no porto de Geba-Bissau. A característica marcante do sector comercial é a extrema informalidade, em contraposição ao pequeno número de supermercados e centros de compras formais. O mercado informal e retalhista fornece à cidade principalmente frutas, legumes, verduras, grãos, ovos, carnes, leite, alimentos pré-prontos e de rua, produtos de fabricação artesanal, componentes electrónicos de baixa inovação, roupas e calçados. Para efeitos de comparação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa considerou que, em 2001, o Mercado de Bandim, no bairro de mesmo nome, tinha volume de negócios diário na ordem de um milhão de dólares.[42] Ao fornecer uma imensa gama de serviços financeiros, de saúde, de educação, de entretenimento, de mídia — dado que sedia a Agência de Notícias da Guiné, a TV Guiné-Bissau e outros médias —, de telecomunicações, além de serviços hoteleiros turísticos, Bissau é o maior centro de serviços e turismo da região. Por último, dado sua característica como terminal flúvio-marítimo, rodoviário e aéreo, Bissau possui uma relevante massa salarial registada nos serviços de logística, sendo que o foco está em seu porto, um dos mais movimentados da costa norte-ocidental africana.

Comércio, serviços e logística

O maior sector empregador em Bissau é, sem dúvidas, o comercial, dado que a cidade é o centro de importação e exportação da nação, centrado no porto de Geba-Bissau. A característica marcante do sector comercial é a extrema informalidade, em contraposição ao pequeno número de supermercados e centros de compras formais. O mercado informal e retalhista fornece à cidade principalmente frutas, legumes, verduras, grãos, ovos, carnes, leite, alimentos pré-prontos e de rua, produtos de fabricação artesanal, componentes electrónicos de baixa inovação, roupas e calçados. Para efeitos de comparação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa considerou que, em 2001, o Mercado de Bandim, no bairro de mesmo nome, tinha volume de negócios diário na ordem de um milhão de dólares. Ao fornecer uma imensa gama de serviços financeiros, de saúde, de educação, de entretenimento, de mídia — dado que sedia a Agência de Notícias da Guiné, a TV Guiné-Bissau e outros médias —, de telecomunicações, além de serviços hoteleiros turísticos, Bissau é o maior centro de serviçose turismo da região.Por último, dado sua característica como terminal flúvio-marítimo, rodoviário e aéreo, Bissau possui uma relevante massa salarial registada nos serviços de logística, sendo que o foco está em seu porto, um dos mais movimentados da costa norte-ocidental africana.