Imagem de satélite da Guiné-Bissau destacando, ao centro, o rio Geba. O ponto vermelho representa a cidade de Bissau. Bissau está situada na costa oeste da Guiné-Bissau, às margens do estuário do rio Geba, próximo do Oceano Atlântico, com uma altitude de 39 metros. As terras adjacentes à cidade são de altitudes muito baixas, o que também permite que o rio seja acessível a grandes navios, muito embora esta capacidade se dê somente até cerca de 80 quilómetros além da cidade. Bissau forma uma imensa região conurbada, a virtual Região Metropolitana de Bissau. A conurbação se dá no raio adjacente formado após os limites do Sector Autónomo de Bissau, incluindo as localidades de Safim, Prabis e Nhacra.

Hidrografia

Pode-se dizer que Bissau, e por extensão o Sector Autónomo, estão cercados por águas, já que a mancha urbana está localizada na ilha de Bissau, que é delimitada pelo estuário do Geba (sul), pelo rio Mansoa (norte) e pelo canal do Impernal (leste). Embora o rio Mansoa seja o limite da ilha, não é o limite do Sector Autónomo, este ficando no rio Ondoto, o maior fornecedor de água potável de Bissau.

Clima

O clima de Bissau pode ser classificado como clima de savana com temperaturas estáveis (média de 26 °C), já que não apresenta umidade suficiente para caracterizar um clima de monções. No entanto, é um clima mais úmido que muitos outros de seu tipo. Não chove muito nos meses de novembro a maio, permanecendo o maior volume de precipitações concentrado nos meses restantes. No total anual, Bissau recebe o equivalente a pouco mais de 2020 mm de chuva. Nos meses de junho a outubro, período mais chuvoso, e até mesmo nos três meses anteriores, a alta umidade provoca um calor considerado extremamente desconfortável.

Demografia

Bissau tem, segundo o censo 2009, uma população de 384 960 habitantes.Considerando-se uma área de 77 quilômetros quadrados, isso corresponde a uma densidade de 4 187 habitantes por quilómetro quadrados. Compreende 25,19% da população total e mais de 64% da população urbana do país.[23]

Os balantas (20,5%), fulas (18,0%), papéis (15,7%) e mandingas representam as etnias com maior expressão.

Religião

A maioria da população bissauense é cristã (40,2%), com os muçulmanos correspondendo a 34,2% e os animistas a 7,9%. Entre os lugares de culto, existem principalmente igrejas e templos cristãos Católicos Romanos (sob coordenação da Diocese de Bissau), da Igreja Batista, da Igreja Adventista do Sétimo Dia e da Igreja Universal do Reino de Deus. Existem também inúmeras mesquitas muçulmanas.